LOCADORAS DEVERÃO TER VEÍCULOS ADAPTADOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA

Projeto de autoria do vereador George Hato foi sancionado pela prefeitura na última semana. Locadoras terão três meses para se adaptar à nova lei.

A partir de agora, locadoras de veículos da cidade de São Paulo terão que disponibilizar automóveis adaptados para clientes com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto criado pelo vereador George Hato, foi sancionado pelo prefeito Bruno Covas e publicado no Diário Oficial do último dia 9 de setembro.

Conforme a lei, as empresas deverão ter ao menos um veículo adaptado a cada 20 carros de sua frota. Caso a locadora possua uma quantidade inferior de automóveis, um deles deve ser adaptado.

Os estabelecimentos terão três meses para se adaptarem à esta nova regra e, após esse prazo será cobrada uma multa de R$2.000,00 podendo ser reincidida caso persista o descumprimento.

“Essa é uma grande conquista para a nossa cidade. Hoje, o estado de São Paulo possui mais de 500 mil pessoas com deficiência habilitadas, boa parte vive aqui na capital e poderia usufruir desse serviço. Além disso, a cidade recebe muitas pessoas com deficiência diariamente, seja para turismo ou para trabalho. É importante que elas tenham mais essa opção de acessibilidade.”, afirma o vereador George Hato.

 

Segundo o parlamentar, desde que apresentou esse projeto na Câmara Municipal de São Paulo, em 2018, muitos outros municípios seguiram o exemplo e usaram a proposta como modelo para ser implantado em suas regiões. “Fiquei muito feliz ao ver que nossa luta ganhou força e atingiu outras cidades. Hoje, existem mais de 1.300 locadoras de automóveis no estado de São Paulo e nenhuma delas oferece esse serviço. Quanto mais os municípios se mobilizarem para criar novos meios de mobilidade para pessoas com deficiência, melhor. Garantir a acessibilidade de todos é uma forma de incluir e respeitar a pessoa com deficiência”, analisa o vereador.

Fechar Menu