Evento contou com autoridades da Comunidade Nikkei e alunos de escolas públicas de São Paulo.
Na manhã desta sexta-feira (8), o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo recebeu autoridades, representantes da comunidade japonesa e estudantes para a Solenidade em Homenagem às Vítimas das Bombas Atômicas de Hiroshima e Nagasaki e da Batalha de Okinawa. A cerimônia, realizada anualmente por iniciativa do vereador George Hato, lembrou os 80 anos dos bombardeios que marcaram de forma irreversível a história da humanidade.
Compuseram a mesa solene o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Toru Shimizu; o presidente da Kenren – Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, José Taniguti; o presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Roberto Nishio; o presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Elzo Sigueta; a presidente da Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Sayoko Wada; o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Rui Chibana; e o representante da ETEC Takashi Morita, André Loula. A cerimônia contou, também, com a presença de alunos e professores de escolas públicas da capital paulista.
Foram homenageados o General de Divisão da Reserva do Exército Brasileiro Ângelo Kawakami Okamura (Hiroshima), Miiko Kamimura e Kaoru Ito (Nagasaki), e Akira Miyagi (Batalha de Okinawa), todos reconhecidos por suas histórias de vida marcadas pela superação e pelo compromisso com a paz.
Em seu pronunciamento, o vereador George Hato destacou a importância de transmitir às novas gerações o significado desses episódios históricos:
“A tragédia de Hiroshima, Nagasaki e Okinawa nos ensina que, em uma guerra, não há vencedores. Todos perdem. Por isso, fazemos questão de realizar esta homenagem todos os anos, com a presença de estudantes, para que a mensagem da paz se mantenha viva e se transforme em prática no nosso cotidiano.”
Hato também prestou uma homenagem ao Sr. Takashi Morita, sobrevivente da bomba de Hiroshima e presença constante nessas solenidades, falecido em 2024 aos 100 anos, lembrado como um verdadeiro embaixador da paz.
O encontro reafirmou o compromisso da Câmara Municipal e da comunidade nikkei em preservar a memória desses acontecimentos e promover a paz entre as nações.